Musicoterapia e terapia binaural para relaxamento
Como estamos incluindo essa modalidade nos projetos Spa
Muitas pessoas recorrem a um simples “recurso” para relaxar e até mesmo para aumentar a concentração em alguma atividade: ouvir música. Sim, a música tem um efeito poderoso na mente e no corpo, e vai além de promover relaxamento e aliviar o estresse.
Hospitais usam musicoterapia (forma de tratar os pacientes através da música) para aliviar a dor, melhorar o humor dos pacientes, combater a depressão e ajudá-los a dormir e reduzir a tensão muscular para que possam relaxar. Algumas pesquisas sugerem que a musicoterapia pode retardar a progressão da doença de Parkinson ou de Alzheimer e que alguns tipos de música podem influenciar a produção de dopamina e serotonina, os neuroquímicos que estão desequilibrados na doença de Parkinson, por exemplo.
Pesquisas também indicam que expor pacientes à música depois de grandes cirurgias ajuda a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca, acelerando a cura. Ou seja, a musicoterapia é realmente uma ferramenta muito potente, e uma de suas técnicas são as frequências binaurais, sons ou batidas que escutamos em oscilações diferentes, capazes de estimular o nosso cérebro e até alterar o seu comportamento. Elas foram descobertas em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove.
Mas como funcionam as frequências binaurais?
As batidas binaurais funcionam por meio de sons com frequências distintas. O resultado dessa diferença entre as frequências impacta as nossas ondas cerebrais, que podem ser modificadas se expostas a frequências desiguais.
Por isso, certos sons estimulam o cérebro a produzir determinados neurotransmissores como a serotonina — hormônio que está ligado ao bem-estar.
As ondas binaurais são usadas para ajudar no relaxamento e no realinhamento da nossa energia. São muitas as vantagens que elas trazem não só para a nossa mente, mas também para o nosso corpo. Entre os principais benefícios estão: controle da ansiedade e do estresse; aumento da criatividade, foco e memória; diminuição da agitação, ou seja, ajuda no relaxamento; e diminuição dos distúrbios do sono.
Existem diferentes tipos de frequências e cada uma delas apresenta um resultado diferente, podendo ser utilizadas para as mais diversas funções. As 5 principais frequências são: Delta, Alta, Teta, Gama e Beta.Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
Frequência Delta
Essa frequência é capaz de promover um profundo relaxamento. Ela diminui o estresse e regula os batimentos cardíacos. Sua frequência é menor e mais lenta, sendo de 1 Hz a 3.9 Hz. São associadas à quietude da mente.
Frequência Alfa
Está relacionada a um estado de relaxamento e concentração que proporciona o aprendizado e a retenção de conhecimento. São voltadas para o foco na saúde, criatividade e visualização, além da leveza da mente. São frequência binaurais de 8 Hz a 13.9 Hz.
Frequência Teta
Esta frequência também está ligada ao relaxamento, mas de forma menos profunda e mais inspiradora, intuitiva e leve, sendo benéfica para incentivar a aprendizagem, reforçar a memória e reduzir a ansiedade. São muito boas para o processo criativo, pois ajudam na atenção plena. Ela também possibilita a vivência de emoções de forma mais intensa e sensível. É de 4 Hz a 7.9 Hz.
Frequência Beta
São ideais para acalmar a mente, sair de estados desagradáveis de ansiedade, estresse e medo, gerados principalmente pela correria e excesso de obrigações diárias. São ótimas para potencializar o funcionamento e a produtividade durante o dia. São ondas mais rápidas, sendo de 14 Hz a 30 Hz.
Frequência Gama
Esta frequência foi descoberta mais recentemente que as demais, portanto, ainda não se tem uma informação muito completa a respeito de sua influência no cérebro e nos estados da mente. O que se sabe, por ora, é que ela ajuda a desenvolver a autoconsciência e insights, além de hiperconcentração e capacidade de processar maior quantidade de informações. Sua frequência é acima de 40 Hz, podendo chegar até a 200 Hz.
Como utilizar as frequências binaurais? Para escutar as frequências binaurais, é recomendada a utilização do fone de ouvido. Dessa forma o som fica mais claro e é possível se concentrar completamente nele, evitando distrações e barulhos externos que possam lhe atrapalhar.
A musicoterapia inserida nos Spas e a personalização musical
Nas terapias integrativas disponíveis nos spas, é muito importante usar a música como pano de fundo, principalmente na massagem, a fim de auxiliar no relaxamento do cliente e trazê-lo para o momento presente. Faz parte do ambiente tranquilo e calmante que se deseja oferecer. Além disso, a música também pode ajudar na aclimatação do cliente, assim que ele chega na recepção, ou na sala de espera, antes do atendimento. Tudo para já ir imergindo o cliente no universo de cura e bem-estar, desde sua chegada.
Além disso, a Amman hoje desenvolve no projeto, uma sala binaural como inovação no mercado. Este espaço, é possível produzir a música aplicando o conceito e a personalização de acordo com a história do local, para que seu cliente possa escolher no menu qual a opção de música que ele deseja: relaxante, energética, foco e concentração, entre outras.
Comments