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Equipe de alto desempenho para seu spa



No artigo anterior, falamos sobre a importância do foco no cliente e demos dicas de como avaliar a experiência deles em um spa. Certamente o cliente deve ser sempre uma das prioridades dentro do negócio, mas não podemos esquecer que para oferecer um serviço e um atendimento de qualidade e excelência, é necessário ter uma equipe que desempenhe suas funções da melhor forma. Por isso, contratar bons profissionais é uma das tarefas mais importantes.

A Amman Consultoras de Spas separou neste artigo nove segredos para a construção de uma equipe de spa de alto desempenho.

Esforços de recrutamento

Encontrar o profissional certo para determinada função, na maioria das vezes, leva tempo e esforço. Pensando nisso, não dá para esperar o candidato perfeito bater na porta, é preciso recrutar no mercado e manter sempre o radar alerta e olhos abertos para pessoas talentosas. Assim, quando for preciso fazer uma nova contratação, as chances de acertar nessa missão será muito maior.

Revisão de currículos

Existem alguns fatores-chave para observar no momento de avaliar um currículo profissional. Um deles é o tempo em que aquele profissional permaneceu nos empregos anteriores. Se for observado um padrão de períodos curtos em outras empresas, as chances desse candidato sair do seu spa rapidamente também pode ser alta. O outro fator-chave é a experiência e capacitação. Se um candidato atender às suas expectativas nesse sentido, agende uma primeira conversa por telefone e procure referência com o empregador anterior. Caso o candidato passe na verificação de referência, aí sim é hora de dar seguimento ao processo de entrevista como um todo. A maioria dos proprietários de spa liga para as referências no final do processo de entrevista, mas realizar este trabalho antes de iniciar o processo é melhor, economiza tempo e esforço.

Processo de entrevista

Para uma escolha mais assertiva, é importante não contratar alguém apenas porque gostou da pessoa, pois só isso não será suficiente. Uma dica é avaliar levando em conta que “o desempenho passado prevê o desempenho futuro”. Ao entrevistar alguém, recomendamos que se faça algumas perguntas que podem ajudar a descobrir como essa pessoa se saiu em determinadas situações. Algumas sugestões de perguntas são: “Conte-me sobre uma ocasião em que você e seu gerente discordaram em algo. O que aconteceu e como foi resolvido?”; ou “Conte-me sobre um incidente específico em que você não se deu bem com um membro da equipe. Como você lidou com isso?". Também é recomendado estar preparado com as perguntas e documentar o processo de entrevista.

Descrição do cargo

Um erro comum de muitos spas é não ter uma descrição detalhada do cargo para dar ao candidato as informações claras do que aquela função implica e o que se espera dele. Pode parecer apenas um detalhe, mas é muito importante delinear todas as responsabilidades com antecedência. Essa etapa reduz muito os problemas pós-contratação.

Acordo de compromisso

Essa é uma etapa muito válida no momento da contratação. Assim que uma posição for oferecida, é válido redigir um acordo de compromisso para a assinatura de ambas as partes que contenha todas as principais expectativas do empregador e o que o profissional pode esperar da empresa. Este não é um documento legal, mas é um acordo profissional que tem o objetivo de tornar a contratação mais clara, tanto para o funcionário quanto para o empregador.

Treinamento e desenvolvimento

Após realizada a contratação do novo integrante da equipe, a responsabilidade do spa é prepará-lo da melhor forma para que este profissional desempenhe bem sua função. Isso requer um treinamento completo. Um bom caminho é investir no desenvolvimento das habilidades técnicas e comerciais da equipe.

Metas e desempenho

Para ter uma equipe de sucesso, definir metas e medir o desempenho é fundamental. A maioria dos spas não costuma fazer isso, pois não sabem o que medir. Alguns pontos que podem ser considerados para criar uma dinâmica de metas podem ser retenção, satisfação do cliente, volume por cliente, taxa de referência, ética de trabalho e esforço da equipe.

Reconhecimento e recompensas

Muitos estudos têm sido realizados sobre a importância do reconhecimento. É um fato que o reconhecimento e a valorização do trabalho bem executado é o fator número um na satisfação da equipe, afinal, o reconhecimento é motivacional. Por isso, criar um programa de recompensas e reconhecer mensalmente os membros da equipe pode ser uma boa ideia. Isso pode ser feito com base nas metas que falamos acima.

Investir em conhecimento

Por fim, a etapa mais importante na formação de uma equipe de alto desempenho é investir em capacitação. Este é um fator chave para o crescimento contínuo. Aqui, não nos referimos a treinamentos internos sobre os serviços e produtos da empresa, mas conhecimentos mais amplos do ponto de vista de negócio. Por exemplo, como oferecer uma experiência impecável aos clientes, como aumentar taxas de retenção, treinamentos de novos protocolos, padronização dos serviços oferecidos, entre outros. Ou seja, para ter uma equipe de alto desempenho, é preciso investir tempo e recursos em treinamento e coaching.


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