top of page
Foto do escritorAmman Consultoria

Como montar um spa de sucesso

Planejamento, foco nos detalhes e principalmente na qualidade da experiência, estão entre os segredos de um spa bem-sucedido. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar seu projeto realidade.


Amman Consultoria de Spas: um novo olhar para o conceito de spa no Brasil.
Amman Consultoria de Spas: um novo olhar para o conceito de spa no Brasil.

Depois de contextualizarmos um pouco mais os SPAS, oferecendo detalhes sobre sua origem, seu significado e os tipos de spa disponíveis no mercado (confira nosso último artigo: Qual o significado de SPA?), chegou o momento de revelarmos alguns segredos para desenvolver um spa de sucesso.


Por que investir em um projeto de spa?


Um projeto de spa pode ser uma oportunidade de negócio considerável para empreendedores que têm interesse em investir em uma empresa de porte mediano, com potencial lucro e expansão futura.


Cresce cada dia mais o número de adeptos às terapias alternativas, buscando serviços de relaxamento e introspecção, tornando o setor de bem-estar cada vez mais potencial. Com o COVID-19, tendências que vinham timidamente alterando nosso comportamento ganharam velocidade, e muitas transformações surgiram para se adequar aos novos tempos, modificando nossa maneira de viajar, de consumir e de integrar o turismo em nossas vidas.


Para a Amman Consultoria de Spas, o bem-estar também é uma resposta às mudanças sociais atuais, já que se traduz em um novo conceito de vida saudável e equilibrada. Tudo o que procuramos após meses de isolamento social.


Um spa pode ser criado em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, ou até em meio a ele. Um spa urbano pode ser uma solução para clientes que precisam de uma ou duas horas para relaxar, sem precisar necessariamente dirigir ou reservar muitas horas do seu dia.


O que preciso para montar um SPA?


Elabore um planejamento detalhado, desenvolva estratégias de curto, médio e longo prazo, e leve em consideração todas as exigências necessárias para seu funcionamento. Compute todos os investimentos em materiais e equipamentos, funcionários e maquinários. Uma consultoria especializada no mercado também pode ajudá-lo com algumas etapas do processo e ainda capacitá-lo para tomar decisões mais assertivas.


Esteja ciente da documentação necessária e, além disso, estude a região, o local de instalação, a equipe de profissionais necessária e seu público-alvo, para assim definir o tipo, o porte e os serviços a serem realizados.


Para se diferenciar da concorrência, é preciso oferecer inovação e se capacitar. Esteja bem informado sobre o setor, analise o mercado, seus concorrentes e os preços praticados. Acompanhe as tendências e coloque-as em prática dentro de seus serviços.


Fonte: Sebrae | Como montar um Spa urbano
Fonte: Sebrae | Como montar um Spa urbano

Confira abaixo um passo a passo inicial, desenvolvido pelo Sebrae, para a abertura de um Spa Urbano:


Tabela – Passo a passo: como abrir um SPA Urbano | Fonte: Sebrae
Tabela – Passo a passo: como abrir um SPA Urbano | Fonte: Sebrae

Atente-se aos detalhes de cada processo


  • Localização: considerado um dos fatores mais importantes para o seu projeto de spa, a localização é crucial para que você desenvolva um negócio que atenda às necessidades do público-alvo da região. Se possível, escolha vias de grande circulação ou ruas com fluxo de pedestres (analise potenciais concorrentes existentes nas proximidades e também os custos com aluguel). Reserve espaço para estacionamento: seu cliente precisa se sentir seguro para desfrutar de momentos de relaxamento.


  • Público-Alvo: defina a faixa de renda e hábitos de consumo da região escolhida, para então estabelecer seus potenciais clientes. Conheça o perfil dos moradores do local, sua renda média, os hábitos de lazer, e os tipos de imóveis da região. Defina as principais necessidades não atendidas, preferências e demandas de seu potencial cliente. Assim, é possível oferecer produtos e serviços adequados, com um preço justo.


  • Aspectos legais: consulte as regularizações de acordo com o local e licenças exigidas. Verifique se existem restrições de instalação para determinado tipo de negócio no endereço, em relação ao plano da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade. A legislação do município e do estado também podem exigir inscrições especificas, por isso é importante consultar um contador com conhecimento sobre a legislação local.


  • Estrutura: para garantir o bom funcionamento de um spa, estima-se um espaço físico de no mínimo 100m2, dividindo-o de acordo com as atividades oferecidas no spa. Entre os ambientes essenciais, estão: recepção, escritório, salas de tratamento, vestiário, banheiros e áreas comuns, com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. É importante que a infraestrutura física transmita sensação de bem-estar e estímulo aos sentidos, de acordo com o ambiente e sua finalidade. Um bom design de interiores também é primordial para transmitir harmonia e conforto.


  • Equipamentos: os materiais e equipamentos variam de acordo com os serviços prestados, devem ser disponibilizados e planejados em quantidade suficiente para atender a demanda do empreendimento. Os equipamentos mais comuns necessários para a montagem de um spa urbano são: mesas e cadeiras, balcão para recepção, armários para vestiários, banheiras e macas, colchonetes e enxoval para as salas (roupões, toalhas, etc), poltronas e almofadas, equipamentos para prática de exercícios físicos, entre outros.


  • Insumos: a quantidade de insumos varia de acordo com o serviço prestado e da avaliação dos processos do spa. Por isso, é imprescindível fazer um levantamento de fornecedores e se há oferta permanente e seus custos para compra regular. A gestão dos estoques é crucial para o gerenciamento, deve ser suficiente para o funcionamento adequado da empresa, mas mínimo, para reduzir o impacto no capital de giro. Os itens básicos para a realização do processo produtivo são os seguintes: material descartável, material de higiene, cosméticos para os tratamentos e massagens (cremes, óleos, sais, etc.), e material de limpeza. O tipo de material e fornecedores devem ser selecionados de maneira criteriosa e de acordo com o público-alvo do spa, buscando mercadorias de acordo com o preço do seu serviço e as expectativas de seu cliente. Uma ótima decisão é incentivar o comércio local, optando por fornecedores de sua região, utilizando matéria-prima e ingredientes predominantes, e até artesanato característico de sua cidade, fortalecendo raízes e referências culturais e históricas.


  • Equipe: selecione colaboradores e equipe que atendam às necessidades dos clientes com o máximo de qualidade, tendo em mente a proposta de promover o bem-estar. A quantidade de funcionários dependerá da estrutura do empreendimento e dos serviços oferecidos. Invista em capacitação de profissionais, com o intuito de elevar o comprometimento, o nível de retenção de funcionários e melhorar a performance do negócio.


  • Investimento: o valor a ser investidos varia de acordo com o porte do empreendimento e os produtos e serviços oferecidos. O valor das aquisições varia de cidade para cidade e de seu nível de complexidade. Por isso, é fundamental que o empreendedor elabora um plano de negócios, onde os valores necessários à estruturação da empresa podem ser detalhados em função dos objetivos estabelecidos de retorno e alcance de mercado. O capital de giro necessário para os primeiros meses de funcionamento do negócio também deve ser considerado neste planejamento.


  • Divulgação: estude seu público-alvo e trace um plano de divulgação, aumentando assim o número de pessoas interessadas nos serviços divulgados e consequentemente a procura pelos serviços oferecidos. Entre os meios mais importantes de divulgação estão as redes sociais, já que possuem um custo relativamente baixo com forte e crescente apelo popular. A fachada da empresa é importante, além de ações de relacionamento, campanhas de comunicação e programas de fidelidade. Aposte em materiais personalizados em que você pode divulgar sua marca.


O segredo de um spa de sucesso


Ao momento que passamos por uma crise econômica, com o consumo estagnado e os investimentos limitados, questionamentos podem surgir. O bem-estar está em alta, mas como podemos aproveitar a oportunidade dentro de nosso mercado?


Para a Amman Consultoria de Spas, o segredo é se diferenciar, desenvolver habilidades e criar algo diferente. Por isso, o profissional que oferecer maior diversidade de tratamentos, acompanhar tendências e se reinventar, terá mais possibilidades de atender às expectativas e conquistar um consumidor cada vez mais exigente.


O que faz de seu negócio exclusivo é o conjunto de diversos elementos, incluindo a estrutura, o design e a qualidade de seus serviços, tudo isso aliado à personalização, à sua história e sua essência.


Precisamos ser empreendedores e flexíveis, resilientes o suficiente não só para sobreviver, mas também para adicionar profundidade significativa aos nossos serviços. Nosso diferencial está nas experiências memoráveis e únicas, aquelas que seu cliente só encontra no seu espaço. No final, serão essas vivências que seu cliente levará para casa.


O momento pede inovação e os negócios de destaque serão justamente aqueles que pensarem “fora da caixa”, desconstruindo conceitos, mas entregando o melhor da experiência.


Bem-estar é uma necessidade de todos.

2.306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page