Global Wellness: confira 4 Tendências para o Mercado de Bem-Estar
O mercado de bem-estar movimentou cerca de US$ 5,6 trilhões em todo o mundo no ano de 2022. E a tendência para os próximos anos é de um crescimento de 57%, chegando a um gasto anual de US$ 8,5 trilhões até 2027.
Com serviços e produtos cada vez mais diversos, este mercado conhecido globalmente como Wellness está em ascensão desde o pós-pandemia. Desde 2020, o setor vem crescendo cerca de 12% ao ano e a previsão é de chegar a 52% em quatro anos!
Os dados e estimativas são do relatório Global Wellness Trends, desenvolvido pelo Global Wellness Institute e divulgado durante o seu evento anual, que reuniu profissionais e especialistas de setores como saúde, alimentação, spa, beleza, tecnologia e turismo.
Durante a apresentação da pesquisa no evento, o instituto apresentou e debateu ainda as tendências, inovações e insights que devem impactar na indústria do bem-estar em todo o mundo.
Continue a leitura para conhecer as principais tendências de bem-estar nos próximos anos e, assim, se antecipar e aplicar no seu negócio!
O que é Wellness e o mercado de bem-estar?
O termo “Wellness” pode ser traduzido como bem-estar, mas o seu significado no mercado tem um sentido mais amplo, que poderia ser resumido como a “prática regular de atividades e hábitos saudáveis que aumentem o bem-estar do corpo e da mente”.
Nesse contexto, a chamada indústria do bem-estar engloba diversos setores relacionados a práticas saudáveis e de autocuidado.
Para se ter uma ideia, o estudo do Global Wellness Institute divide as análises e projeções em mais de 10 categorias:
Wellness Real Estate - foca na construção de espaços com foco no bem-estar
Turismo do bem-estar (Wellness Tourism)
Fontes termais/minerais
Saúde e bem-estar mental
Spas
Medicina tradicional e complementar
Nutrição e alimentação saudável
Atividade física
Cuidados pessoais e beleza
Wellness nos espaços de trabalho
Saúde pública, preventiva e personalizada
Entre as 11 categorias analisadas, apenas as duas últimas não têm projeção de crescimento maior do que o PIB global para os próximos quatro anos.
> Confira no gráfico abaixo a taxa média de crescimento anual projetada para cada setor do mercado de bem-estar de 2022 a 2027:
Recuperação do mercado de bem-estar no pós-pandemia
Ainda segundo o relatório do Global Wellness Trends, algumas categorias mostram grande recuperação após o período de pandemia.
É o caso do setor de Spas, por exemplo. Depois de sofrer forte queda nas receitas em 2020, a categoria vem apresentando crescimento ano após ano e tem projeção de movimentar US$ 156,1 bilhões anuais em 2027.
> Veja no gráfico o tamanho do Mercado Global de Spas e Projeção de Crescimento:
Ainda na categoria de Spas, vale destacar que a recuperação do setor teve forte impacto de uma sub-categoria: a dos Hotéis e Resorts Spas.
Isso não apenas em receita gerada a cada, mas também no número de estabelecimentos abertos. Veja na tabela abaixo que aponta os valores anuais em bilhões de dólares e o número de estabelecimentos em cada tipo de spa:
Com esses números e projeções globais, é possível notar que a indústria de bem-estar continuará crescendo e oferecendo ótimas oportunidades de negócios em diversos segmentos.
Porém, para aproveitar o bom momento do mercado é preciso estar atento às necessidades do público e se manter antenado ao que é tendência no setor.
Separamos algumas dicas de tendências do mercado de bem-estar para você já colocar em prática, confira a seguir!
4 Tendências para o mercado de bem-estar em 2024
Diversifique os serviços oferecidos
Todo mundo deve cuidar da saúde e do bem-estar, mas as pessoas possuem necessidades e preferências distintas. Por isso, diversificar os serviços oferecidos no Spa, em clínicas e hotéis focados em wellness é crucial para manter o crescimento!
Por isso, considere incorporar novos tratamentos e atender a demandas que estão em alta.
Aqui vão duas dicas para você apostar e proporcionar experiências únicas de bem-estar aos seus clientes:
Câmara de flutuação
Sauna infrared
2. Foque na união entre bem-estar e medicina
O bem-estar mental, a aparência física e a saúde devem estar cada vez mais interligadas, garantindo um tratamento integral e eficaz para melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Para as empresas do setor, como nos Spas, clínicas e hotéis, este cenário proporciona uma oportunidade de oferecer serviços e tratamentos mais focados na saúde.
A aposta aqui é na oferta de serviços completos e integrados, explorando parcerias entre profissionais de diversas áreas da saúde. É válido incorporar serviços holísticos, de diagnóstico e para o tratamento de condições crônicas, por exemplo!
3. Coloque a experiência do cliente no centro da sua operação
A imersão e a experiência do cliente devem ser ainda mais importantes nos próximos anos. Por isso, devem estar no centro de toda a sua operação, seja em ambiente presencial ou digital.
Desde o primeiro contato com a marca, passando pelo agendamento, a chegada ao estabelecimento até o término do tratamento, é essencial proporcionar um ambiente acolhedor e um atendimento excepcional.
Assim, o cliente se sente incluído e certamente se tornará mais fiel à empresa, mantendo tratamentos mais duradouros e recorrentes.
Ofereça serviços personalizados e destaque a autenticidade do seu Spa ou clínica proporcionando experiências únicas no cuidado com o corpo e a mente.
Outra dica é buscar parcerias com outros negócios para garantir experiências ainda mais completas. É possível oferecer “pacotes colaborativos” com parcerias nas áreas de bem-estar ou não.
Você pode unir estratégias com restaurantes, lojas de produtos de cuidado pessoal, estabelecimentos de saúde, e etc. O importante é que a sua oferta traga benefícios ao bem-estar do seu cliente.
4. Invista e acompanhe a tecnologia
O mercado de bem-estar também já vem se transformando com o impacto da tecnologia, especialmente com o avanço de áreas como a inteligência artificial e a análise de dados.
Além de permitir entender o consumidor de forma mais ampla e rápida, a tecnologia também facilita o monitoramento de indicadores de saúde e bem-estar de cada pessoa.
Com isso, tratamentos inovadores, assim como novos produtos e equipamentos devem ser lançados com frequência. A dica é se manter antenado e utilizar a tecnologia a favor do seu empreendimento e de seus clientes!
Conclusão
As projeções de crescimento e as tendências para os próximos anos são animadoras para quem está no mercado de bem-estar. Com oportunidade para aumento de receita e fidelização do cliente, este setor deve ficar cada vez mais diversificado.
Para vencer a concorrência e satisfazer o seu público, será preciso que os estabelecimentos relacionados ao conceito de wellness coloquem a experiência do cliente no centro da operação.
Além disso, a oferta de tratamentos completos e experiências integradas entre várias áreas da saúde e bem-estar devem ser valorizadas.
Se manter antenado aos serviços inovadores e ao uso da tecnologia em prol da qualidade de vida, é outro ponto que certamente fará toda a diferença para o seu negócio nos próximos anos.
Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog e siga as nossas redes sociais para saber o que é tendência e se manter atualizado sobre o mercado de bem-estar e spas!
Você também pode conferir o estudo completo do Global Wellness Trends fazendo o download aqui neste link!
コメント